» Home » Notícias » Exposições » 2014-2015
 
2014-10-31
O processo SAAL: Arquitectura e Participação, 1974-1976
Porto, Portugal
Casal das Figueiras integra a exposição presente no Museu de Serralves de 1 de Novembro de 2014 a 1 de Fevereiro de 2015
 
A decorrer no Museu de Serralves, é a primeira grande exposição dedicada ao SAAL (Serviço de Apoio Ambulatório Local), um projecto arquitectónico e político, criado poucos meses depois do 25 de Abril de 1974, que reuniu arquitectos e moradores, numa tentativa de responder, de forma directa e activa, às necessidades de populações desfavorecidas, tendo sido um dos projectos pioneiros na Europa do seu tempo.
A exposição documenta 10 projectos do SAAL através de maquetas, fotografias históricas, gravações sonoras e filmes de 8 e 16mm. A exposição pretende,igualmente, apresentar uma reflexão contemporânea sobre as repercussões do SAAL, incluindo uma série de encomendas fotográficas realizadas pelos fotógrafos André Cepeda, José Pedro Cortes e Daniel Malhão, que apresentam o estado atual de alguns dos projetos mais emblemáticos do SAAL, e uma instalação da artista Ângela Ferreira, especialmente criada para esta exposição.
O Casal das Figueiras, em Setúbal, de Gonçalo Byrne integra a exposição através de um conjunto de diapositivos de época, que documentam o processo desde as primeiras apresentações deste aos moradores à obra concluída, assim como alguns desenhos do arquivo de Gonçalo Byrne, incluindo esquissos pessoais.

A exposição é comissariada pelo curador independente Delfim Sardo, Director Artístico da Trienal de Arquitetura de Lisboa de 2010 e é organizada pelo Museu de Serralves em colaboração com o Canadian Center for Architecture, Montreal.
Voltar
1   Descrição Imprimir  
© Gonçalo Byrne Arquitectos, + info